As explicações (mirabolantes!) para os logotipos

11/04/2013

Logotipo é a representação mais aceita pelo mercado publicitário, por ser a mais antiga e muitos consideram a logomarca como um neologismo ou uma palavra inventada para representar uma nova forma de logotipo. 

Definições à parte, o fato é que elas estão presentes no nosso cotidiano, facilitando a identidade de um produto ou serviço e o mais interessante é que todas elas tem uma significado que na sua maioria torna-se desconhecida do público. 

Acompanhe essa seleção e descubra as histórias e os segredos por trás das logos:


APPLE
A maçã lembra Isaac Newton; a mordida, o senso de descoberta. Nas imagens, o primeiro e o último logotipo da Apple.

Veja Também>> Artista Frita Aparelhos da Apple para Protestar

DOVE

Era marca exclusiva dos militares. Daí a pomba (em inglês, dove) da paz.

QUAKER


O quaker (grupo cristão) do desenho é William Penn, fundador da Pensilvânia.

 

ABRIL


Abril é primavera na Itália, país da família do fundador, daí o nome e a árvore verde.

GUARANÁ ANTÁRTICA


Literal, mostra o fruto que é a base do refrigerante.

PLAYBOY


Para seu criador, Hugh Hefner, o coelho traz “óbvias conotações sexuais”.

PÃO DE AÇÚCAR

São o Pão-de-Açúcar e o morro da Urca nostálgicos (sem bondinho).

TIGRE


É a pegada do tigre, presente em todos os produtos da marca.

TIMBERLAND


Lembra a marca (“terra da lenha”, em inglês) e os calçados para aventura.

MICHELIN

O simpático bonequinho é formado de pneus, produto da empresa.

O ZOOLÓGICO DAS LOGOS

LINUX


O criador do software achou uma foto de pinguim na rede e adotou o símbolo.
FERRARI



O cavalo originalmente era o símbolo de um piloto italiano herói de guerra.

LACOSTE
Crocodilo era o apelido do aguerrido tenista René Lacoste, criador da marca.

PERDIGÃO
A empresa nasceu na Vila das Perdizes (outro nome pra perdigão), hoje Videira (SC).

HERING


Os peixes são arenques — em alemão, hering, sobrenome dos fundadores.

DURATEX
O rinoceronte estilizado simboliza a durabilidade dos produtos.
 
NESTLÉ



O nome significa “ninhozinho” em francês, daí a singela família de pássaros.


RED BULL
O combate de touros vermelhos representa a energia que a bebida dá.

BACARDI


A destilaria onde o famoso rum foi criado era frequentada por morcegos.


 




CAVALERA
A fênix de duas cabeças representa a capacidade de renovação a cada coleção.


ÓBVIO PARA QUEM CONHECE

BMW

A sigla significa “Fábrica de Motores da Bavária”, cuja bandeira está no círculo e também que as cores azul e branco representam hélices de avião, produto original da marca.

BIC
O Bic Boy foi criado em 1961 para popularizar canetas entre crianças.

OLYMPIKUS
Simples e direto: uma conexão com os anéis dos Jogos Olímpicos.

PEUGEOT

O leão em pé é o símbolo do Franco-Condado, região de origem da montadora.

MSN


A borboleta “captura a imaginação e a liberdade” de conversar no MSN.

KIBON
A imagem busca harmonizar a forma de coração com a consistência de um sorvete.

GOODYEAR


A borracha vulcanizada vem de Vulcano, mas o pé alado é de outro deus, Mercúrio.

JAVA


Parece erro de programação, mas java é uma gíria americana para café.

AGIP


As 6 patas do cão somam 4 rodas do carro e 2 patas do motorista. Sério!

FABER-CASTELL

Os cavaleiros representam força, precisão e tradição.

LETRAS OCULTAS

BOZZANO

É um B, mas também representa movimento de passar creme na bochecha.

TEXACO

A estrela e o T simbolizam o Texas, “o estado da estrela solitária”.

MOTOROLA

O “M” mirando para cima é um símbolo da permanente busca da liderança.

CHANEL
A corrente é feita com as iniciais da fundadora, Coco Chanel.

VOLKSWAGEN
Para quem nunca reparou: há um V (“volks”) sobre o W (“wagen”). E é só isso.

LG
O L e o G do rosto sorridente buscam conectar humanidade e tecnologia.

TOYOTA
É um T estilizado e também um globo representando o potencial de expansão. Tem uma outra teoria interessante de que o logo da Toyota foi projetado para se, repetido seis vezes escrevesse Toyoya, entendeu? Olhe a imagem abaixo:


Veja Também>> Artista Frita Aparelhos da Apple para Protestar

ZOOMP

Repare que tem um Z no meio do raio, símbolo de energia criativa.

BANCO DO BRASIL


A forma parece abstrata, mas são duas letras "b" entrelaçadas.

ELECTROLUX
O “biquíni fio-dental” é na verdade um E, bem achatado, sobre o sol.

FORMAS QUE FALAM

SHELL

A “concha” da petrolífera vem do pai do fundador, que tinha uma coleção delas. E tem ainda o fato de "shell" significa concha mesmo.

GLOBO

É um globo com uma tela (desde 2008, widescreen) transmitindo... um globo!

VARIG

A rosa-dos-ventos lembra o tempo em que seus aviões percorriam o mundo inteiro.

MERCEDES-BENZ

A estrela tem 3 pontas pela ambição do fundador de dominar terra, mar e ar.

ABN AMRO / BANCO REAL

O escudo simboliza tradição, o verde, estabilidade e o amarelo, otimismo.

CREDICARD

Entre as elipses, um cartão de crédito que expande horizontes.


VALE
É um V, é um vale, são as cores do Brasil e ainda um morro com extração mineral.

MARLBORO

O abstrato M vermelho é herança de quando o filtro era dessa cor.

UNIBANCO

Os elos simbolizam a união de instituições que gerou o Unibanco. Antes do Itaú, claro.

BRADESCO
cada elemento tem uma explicação, mas, em resumo, é uma árvore.


ESTÁ NOS DETALHES

MITSUBISHI

Em japonês, significa literalmente “3 losangos”, representados na marca.

HSBC
Os triângulos brancos são um H e os vermelhos simbolizam expansão.

MONTBLANC
Homenagem ao ponto culminante da França, visto de cima, coberto de neve.

STARBUCKS
A rede de cafés nasceu no porto, daí a sereia — que segura dois rabos.

YAMAHA
São 3 diapasões (instrumentos de afinação), pela origem musical da marca.

HYUNDAI
O H mostra (ou deveria mostrar) duas pessoas trocando um aperto de mãos.

CARREFOUR
Tem quem nunca tenha enxergado o C subliminar entre as cores da França.

CHEVROLET
Nem cruz nem gravatinha: o designer copiou um padrão de papel de parede.
ADIDAS

A “florzinha” é na verdade um mapa-múndi dividido em 3. E o novo logo é na verdade uma representação de uma montanha simbolizando um obstáculo que os usuários teriam que vencer. Outros ainda dizem que representa um gráfico com metas.

SANTANDER
A chama representa força, estabilidade e liderança.

AUDI
Os 4 círculos representam a união de 4 empresas que formaram a montadora no
Consórcio Auto-União, em 1932: DKW, Horch, Wanderer e Audi.

NIKE

Não são as “asas da vitória”, mas um símbolo abstrato, escolhido em concurso.

ATARI

O fundador americano curtia tanto o Japão que se inspirou no monte Fuji.

UMBRO
Cada losango representa um dos fundadores, Harold e Wallace Humphrey.

RENAULT
Desde 1972 o “diamante” provoca ilusão de ótica, pois a caixa não se fecha.

PARMALAT

A mistura de flor e sol representa o frescor natural dos laticínios.

Veja Também>> Artista Frita Aparelhos da Apple para Protestar

AL JAZEERA
A “flor” é o nome da emissora em árabe, com caligrafia estilizada.

TERRA
As elipses formam uma janela que transporta o internauta para outros mundos.

UOL
É o Universo e, dentro dele várias órbitas de corpos celestes que se cruzam.

SONY ERICSSON
Com muita boa vontade, você vê na bolinha um S e um E minúsculo.


Veja Também>> Artista Frita Aparelhos da Apple para Protestar

 




Curta a Page!

Publicidade